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Desde 1988 Recuperando Vidas, Restaurando Famílias.

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CARTILHA FAMILIAR GRUPO VIDA

Sejam bem-vindos ao NOVO!

O objetivo desta cartilha é notificar e informar a você, Familiar, como proceder durante e após a internação e o tratamento de seu ente querido no Grupo ViDA, desde como nos conctatar, contatar seu familiar, até informações de urgências e emergências. É de suma importância que todos os familiares leiam completamente esta cartilha para sanar as dúvidas e saber como proceder. Após a leitura das informações aqui contidas, caso permaneçam dúvidas, por favor, não hesite em nos contatar.

É expressamente proibida a cópia, reprodução, difusão e publicação integral ou parcial dos textos, imagens, ilustrações e outros elementos contidos nesta cartilha / página do site, sem expressa e prévia autorização por escrito do Diretor do Grupo ViDA, e assim, nos reservamos o direito de proceder judicialmente contra os infratores.

ÍNDICE

Tópico 01 ...................................... Seja Bem-Vindo

Tópico 02 ...................................... Endereço para correspondência

Tópico 03 ...................................... Investimento Terapêutico

Tópico 04 ...................................... Codependência Familiar

Tópico 05 ...................................... Grupos de Apoio

Tópico 06 ...................................... Motivar o Paciente

Tópico 07 ...................................... Quebra de Tratamento

Tópico 08 ...................................... O Paciente já Está Bom!

Tópico 09 ...................................... Desistência do Tratamento

Tópico 10 ...................................... Tratamento Intensivo

Tópico 11 ...................................... Tratamento Medicamentoso

Tópico 12 ...................................... Departamento de Observação

Tópico 13 ...................................... Evasão do Hospital

Tópico 14 ...................................... Telefonemas

Tópico 15 ...................................... Tabela de Telefone

Tópico 16 ...................................... Visitas ao Paciente

Tópico 17 ...................................... Procedimento da Reunião Familiar

Tópico 18 ...................................... Reinserção Familiar

Tópico 19 ...................................... Durante a Reinserção Familiar

Tópico 20 ...................................... Pós-Tratamento

Tópico 21 ...................................... O que não está incluso

Tópico 22 ...................................... Rol de Pertences

Tópico 23 ...................................... Logística para Visitantes

Tópico 24 ...................................... Localização do Grupo VIDA

Tópico 25 ...................................... Vamos Juntos Salvar VIDAS

Tópico 26 ...................................... Contatos do Grupo VIDA

SEJA BEM VINDO

O Grupo ViDA agradece a VOCÊ e seus Familiares por ter confiado o seu ente querido aos nossos cuidados. Tenha a plena consciência de ter feito a melhor escolha.

É fundamental destacar que continuaremos trabalhando de maneira incansável, com o firme propósito de atingirmos o melhor resultado para você e o seu familiar. E contamos com a sua colaboração para que possamos obter juntos excelentes resultados.

O primeiro passo para você nos ajudar neste momento é ler esta CARTILHA detalhadamente, sem desconsiderar nenhum tópico. Tudo que está escrito aqui é de enorme importância, e ignorar qualquer ponto deste material poderia interferir diretamente na eficiência do tratamento.

A nossa parceria está apenas começando! Tenham uma ótima leitura! Que se esclareçam todas as dúvidas.

Sejam muito bem-vindos ao NOVO!

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

Solicitamos a quem pretende enviar correspondências para o Hospital do Grupo VIDA que nos envie via SEDEX.

O endereço para correspondência é este abaixo:

Hospital GRUPO VIDA
Rua Artur Caldini, 525
Jardim Saira
Sorocaba- SP
CEP: 18085 – 050

INSVESTIMENTO TERAPÊUTICO

Sabemos que falar sobre investimento já no começo desta cartilha é um pouco constrangedor, mas não podemos deixar de mencionar que o Grupo VIDA hoje conta com a sua colaboração e investimento. Antes, durante e após o tratamento.

Falaremos mais detalhadamente sobre este investimento ao longo do material, mas já se prepara para investir muita paciência e compreenssão.

CODEPENDÊNCIA FAMILIAR

Sabemos que a maior parte das atitudes que os familiares tomam são emotivas, embora o principal passo tenha sido dado no momento em que decidiram proporcionar um tratamento efetivo para seu ente querido.
Com base em nossas pesquisas, no entanto, constatamos que o grande causador das recaídas dos pacientes são os próprios familiares, devido a não estarem suficientemente orientados para lidar com o paciente durante e após o tratamento.

Este problema já começa com o pensamento de que o Hospital é uma punição e não uma solução. Alguns familiares, ao não recorrerem a uma ajuda profissional, pretendem poupar seus filhos e entes desta “punição”, mas na verdade estão os poupando da solução.

Não podemos deixar de mencionar que, ainda hoje, a maior dificuldade ao se tratar um paciente em nosso hospital continua sendo o vínculo emocional que o familiar tem com ele.
Quando um familiar pergunta como está o paciente que ele ama, nós respondemos e depois perguntamos: E você, como está?

É natural que o paciente em tratamento esteja muito bem, já o familiar necessita de terapia e acompanhamento, pois também está diante de uma carga emocional muito grande. Para que possamos desde já começar esta terapia, indicamos as “reuniões do amor exigente”, no mínimo uma vez por semana.

Na maioria dos casos, este vínculo emocional faz com que o familiar ou responsável não consiga ficar longe do paciente nos primeiros momentos, por mais doloroso que isso seja. É difícil às vezes compreender que, por razões clínicas e de adaptação, a primeira visita deve ser feita após (no mínimo) 15 dias. E que se os telefonemas forem constantes o paciente perderá o foco do tratamento. Por isso, pedimos para o familiar, após a internação, procurar em caráter de urgência o Grupo do Amor Exigente mais próximo de sua residência, lembrando que em todos os municípios do Brasil existe um Grupo de Amor Exigente para o Familiar.

Já houve casos em que o familiar, por ser Codependente ao extremo do paciente, o tira antes de o tratamento ser concluído, fazendo um Aborto de Tratamento. Este processo é grave, e não pode acontecer em hipótese alguma, pois temos uma programação psicológica, médica e terapêutica a seguir.

Hoje o Grupo VIDA não dá alta para pacientes que não estejam suficientemente preparados para se manter em abstinência contemplando a recuperação na sociedade.

Exemplo: Existem desvios de caráter e de comportamentos no paciente, que identificamos já nos primeiros dias. A partir daí nos planejamos para tratar estes desvios durante os 120 dias a seguir. Aguardamos o momento oportuno para confrontar o paciente, ou seja: se o familiar abortar o tratamento, o paciente deixa o hospital com imperfeições que poderão levá-lo a usar drogas ou álcool novamente e em um tempo muito curto.

Sendo assim, pedimos aos responsáveis e familiares que tenham tranquilidade e busquem informações sobre a doença da dependência química e alcoólica em grupos de apoio ao familiar.

GRUPOS DE APOIO

Pedimos para o familiar, após a internação, procurar em caráter de urgência um profissional especializado ou um

Grupo de Apoio, nos casos de municípios que não disponibilizam o familiar pode buscar um outro grupo de Apoio mais próximo de sua residência, lembrando que em todos os municípios do Brasil existe um Grupo de Apoio ao Familiar do dependente.

Procure em um dos sites abaixo e encontre o grupo mais próximo da sua residência:

Amor Exigente - www.amorexigente.org.br
Al-Anon - www.al-anon.org.br
Nar-Anon - www.naranon.org.br
Pastoral da Sobriedade - www.sobriedade.org.br

Lembrando que o Grupo de Apoio deve ser frequentado por no mínimo 200 dias.

MOTIVAR O PACIENTE

Motivar o paciente é hoje uma tarefa muito difícil, principalmente para o familiar que não tem esta habilidade. Após anos de estudos dentro do nosso hospital, chegamos a uma conclusão bastante interessante: os pacientes que permaneceram em sua grande maioria em tratamento e recuperação foram aqueles que tiveram a motivação constante dos familiares para que finalizassem o tratamento e se deixassem sob cuidados durante as reuniões de famílias, junto aos profissionais.

O paciente só levará a frente uma possível desistência do tratamento até onde o familiar permitir. A responsabilidade do familiar é imprescindível para motivar e deixar bem claro para o paciente que existe sim uma possibilidade real de o tratamento ser plenamente concluído com sucesso.

QUEBRA DE TRATAMENTO

Quando um familiar não está conseguindo ser firme consigo mesmo e com o paciente, independentemente do argumento, ele poderá colocá-lo em risco.

A situação é a seguinte: o paciente usa drogas por vários anos e o familiar deseja que ele para de usar e mude o estilo de vida em poucos dias. Ele nos procura e nós o aconselhemos, ao deixar o paciente conosco para que seja feito um Projeto Terapêutico Completo porem o Familiar precisa ter muita paciência e se deixar ser orientado por Nossos Especialistas. Durante este período o paciente com certeza irá evoluir, mas aí o familiar (que estava desacostumado de ver o paciente aparentando saúde e bem-estar), chega à conclusão de que o paciente já está bom e pode ganhar alta. Este é um erro muito grave.

Vamos analisar os fatos: o familiar procura o hospital solicitando um resultado positivo no tratamento de seu ente; antes do término o familiar decide tirar o paciente sem consultar a equipe. Consequentemente, o paciente volta a fazer uso de drogas e o familiar dirá que o hospital é que não é bom.

Houve alguns casos isolados desse tipo em nossa história, porém deixamos bem claro que não nos responsabilizamos por tratamento onde existe quebra.

Os argumentos mais usados pelos familiares que não conseguem lidar com o tratamento e a distância do paciente são:

  1. "Temos uma viagem e não podemos prorrogá-la";
  2. "A filha ou filho pequeno não aguenta mais de saudades do pai";
  3. "O paciente tem que ir a um casamento ou evento importante";
  4. "O paciente tem que assinar alguns documentos urgentes";
  5. "Eu vou tirar, mas se ele voltar a usar eu retorno com ele";
  6. "Vou dar mais uma chance a ele, eu disse que é a última";
  7. "Apenas alguns dias a menos ou a mais não vão fazer diferença";
  8. "Ele está me pedindo o tempo todo para ir embora, eu darei mais uma oportunidade";
  9. "Aqui em casa estão faltando várias coisas e ele é quem cuida dessa área e sustenta a casa";
  10. "A esposa está com muitas saudades";
  11. "O hospital é muito rígido, inclusive com os familiares, tem regra pra tudo, assim não da";
  12. "Não estamos mais conseguindo pagar as despesas dele e o hospital não é barato";
  13. "Por mim ele ficava internado, mas a... (mãe, esposa, filha, pai ou outro membro da família) é que não quer";
  14. "Vamos nos mudar de cidade, aí não tem o que fazer";
  15. "Temos um membro da família muito doente e ele precisa ir para lá; essa pessoa pergunta por ele";
  16. "Não vai adiantar ele ficar internado, 10 dias a mais ou 30 dias não vão fazer diferença";
  17. "Agora ele sabe que eu tenho coragem de internar, e se ele voltar a usar eu já o interno novamente";
  18. "Todos aqui em casa ira dar a maior força para ele, estamos juntos e unidos, ele não vai voltar a usar";

Como é possível perceber, em nossas pesquisas focadas na recaída do paciente, o familiar tem a maior parcela de contribuição. É algo que já começou lá atrás, quando ele retirou o paciente do hospital sem alta médica.

O que estamos aqui alertando é que o familiar pode e deve tomar algumas medidas que irão evitar vários transtornos para ele mesmo e o paciente num futuro próximo. Alguns exemplos: se o familiar for mudar a data de tratamento, mude para mais e nunca para menos; que faça uma reunião com a equipe antes de tomar qualquer decisão isolada; pergunte para a equipe se o seu parente está realmente preparado para simplesmente abandonar um tratamento tão sério. Quando estes critérios não são seguidos rigorosamente, estamos mostrando para o paciente que somos fracos e não cumprimos com a nossa palavra.

O momento em que o paciente volta a ter uma boa aparência e recupera peso é, sem dúvidas, algo que merece ser comemorado. Mostra que ele está reagindo bem ao tratamento e colhendo os resultados. Mas não devemos esquecer que esta é apenas uma etapa intermediária em todo o processo, e não o fim dela. Não se pode tirar conclusões precipitadas a partir da aparência daquela pessoa e adiantar um diagnóstico, como se ela já estivesse preparada para receber alta.

Quando você não entende que a alta do paciente é o momento mais importante para ele, você está mais uma vez errando.

O paciente espera encontrar um pai forte, uma mãe forte e uma esposa/companheira mais forte ainda. Que saibam colocar limites para ele, que saibam o momento de dizer não. Mas quando acontece o contrário e ele encontra um familiar frágil, que não tem pulso firme, sem dúvida alguma o mesmo irá voltar ao uso das drogas. É perfeitamente possível ser amoroso e ainda assim ter pulso firme. Não é um equilíbrio fácil para todos, mas é preciso alcançá-lo.

É válido ressaltar que este texto foi escrito a partir de uma longa vivência e aprendizado na área, a partir de experiências com centenas e centenas de pessoas. Estamos aqui para conscientizar a todos que estamos diante de uma doença fatal, que poderá matar o seu ente a qualquer momento se não for combatida da maneira correta.

O PACIENTE JÁ ESTÁ BOM!

Este é um engano comum, que leva o paciente a voltar ao uso de drogas/álcool. A expressão “Ele já está bom!” é muito usada por familiares de primeira viagem, aqueles que nunca passaram por um tratamento junto com o seu ente querido. Estes familiares, inocentemente, pensam que o tratamento é simples e que, se o paciente está conversando normalmente, com boa aparência e prometendo que não vai mais usar drogas/álcool, ele já está bom, curado. Infelizmente nem sempre uma coisa tem a ver com a outra. No entanto, nós entendemos que os familiares, sem dúvida alguma, agem movidos pelos sentimentos em relação ao paciente e o que ele aparenta.

Todos nós gostaríamos que os resultados no tratamento da dependência química ou alcóolica aparecessem de maneira simples e rápida, mas não podemos ignorar o fato que o tratamento e a recuperação são muito complexos, e que o familiar precisa ter paciência para esperar o resultado e aguardar a evolução do paciente, que só vem com o tempo.

DESISTÊNCIA DO TRATAMENTO

Este procedimento raramente faz parte do nosso hospital, porém há casos em que o familiar desiste do tratamento. Lembramos a todos que não é o paciente quem desiste do tratamento, e sim o familiar, que não está preparado para lidar com situações adversas que exigem um tratamento intensivo ou até mesmo uma internação.

Geralmente este familiar que desiste do tratamento não quer passar por desconfortos com o paciente ou não está conseguindo dizer “não” a ele. Este pensamento, misturado com a atitude de desistência, sem dúvida alguma acarretará em uma recaída no quadro evolutivo.

O nosso hospital não acompanha os familiares que desistem do tratamento, pois deixamos bem claro que a responsabilidade pelo resultado passa a ser do familiar que desistiu. Neste caso, orientamos aos familiares que busquem ajuda nos Grupos de Apoio do seu município, para aprenderem a lidar com as imposições da doença ente e com os altos e baixos que existem em um tratamento.

O que o familiar deve aprender a dizer para a Doença:

  1. "Não concordarei com a sua saída até que os profissionais concordem e lhe deem alta."
  2. "Não vou visitá-lo enquanto você não estiver indo bem nas suas atividades dentro do hospital."
  3. "Preciso que você aprenda a lidar com os seus problemas, procure os profissionais do hospital."
  4. "A partir do dia em que você ficou internado comecei a mudar a minha postura em relação aos seus comportamentos."
  5. "Não aceito mais as suas imposições em hipótese alguma."
  6. "Vou aproveitar a sua estadia aí para reassumir o meu papel de ... (esposa, pai, filho, irmão, entre outros)."
  7. "Quero que você entenda que nada mais será apenas da sua maneira; você deve considerar outros pontos de vista também."
  8. "Tudo que você começou nos últimos anos não concluiu, veja se conclui ao menos o seu tratamento com sucesso."
  9. "Você conseguiu sobreviver consumindo drogas em um mundo ruim, agora você precisa viver sem consumir drogas em um mundo bom."
  10. "Se você continuar me pedindo para sair do tratamento não irei mais te ligar ou te visitar, vamos parar com este assunto e focar no tratamento."
  11. "Quando eu for visitar você, preciso deixar algumas coisas bem claro e te lembrar dos dias ruins que me fez passar durante os seus dias de usuário."
  12. “Não aceito mais atitudes como as de antes.”

TRATAMENTO RÁPIDO E INTENSIVO

É preciso ter sempre em mente que o tratamento intensivo é um método que não prevê a opção de saída do paciente e familiar a qualquer momento, e sim por uma alta médica, além de demandar um número considerável de palestras diárias em seu conteúdo.

Durante este tratamento Emocional intensivo o familiar deve participar sem nenhum impedimento, para que todas as áreas prejudicadas do paciente sejam tratadas de forma eficaz.

O tratamento intensivo também pode ser prorrogado em qualquer fase, caso se faça necessário. Nesta situação, pedimos o tempo necessário além do previsto inicialmente.

Se os profissionais do hospital realmente diagnosticarem a necessidade do reforço, solicitaremos ao familiar que faz o acompanhamento uma nova preparação, já que o tratamento demandará mais tempo de permanência.

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO

Sem uma análise completa e detalhada do paciente, não podemos afirmar primariamente qual medicamento ele fará uso.

Trabalhamos cuidadosamente com a intervenção medicamentosa, sendo todos os casos analisados individualmente. Depois de localizadas as suas verdadeiras causas e necessidades, é decidido finalmente o momento de serem receitados pelo nosso psiquiatra.

O Hospital Terapêutico disponibiliza medicamentos naturais para os pacientes em pós-tratamento e para os familiares dos pacientes que estão sofrendo com a doença, tendo a sua saúde física e mental afetadas.

O tratamento intensivo exige a prescrição médica adequada e a administração responsável dos enfermeiros.

Assim, o resultado esperado pelos familiares e profissionais do hospital poderá ser alcançado. Esta é uma etapa em que o familiar não pode, de maneira alguma, deixar que os pontos de vista pessoais afetem o processo. Ao familiar cabe entender que se trata de uma área muito bem planejada e conduzida pelo médico-psiquiatra do hospital.

Caso o paciente receba alta com a necessidade de continuar tomando medicamentos, assim deve ser feito. Lembre-se, cada fase do tratamento é de vital importância.

Geralmente a volta ao uso de drogas por parte do paciente acontece quando o familiar opta por não seguir mais as orientações dos profissionais, acreditando que o paciente já esteja bem. Porém, devemos ressaltar que uma das causas que possibilitaram a melhora do paciente foi o rigoroso tratamento medicamentoso ao qual ele foi submetido. Há as exceções entre os pacientes que, de fato, recebem alta sem prescrição médica, porém são a minoria, mesmo que seja medicamento natural é positivo que o paciente faça uso por mais um tempo que será definido.

Devemos lembrar aos familiares que o hospital não custeia medicamento algum, justamente para que não haja negligência no que diz respeito à administração dos mesmos.

É comum os familiares, tomados pela emoção, desejarem que o paciente receba alta do hospital e imediatamente finalizem o processo de medicamentos. Este pensamento não pode existir por parte do familiar, já que estamos falando de casos individuais que variam de paciente para paciente. Voltamos a alertar que existem vários casos em que a retirada dos medicamentos acarreta a recaída do paciente.

DEPARTAMENTO DE OBSERVAÇÃO

O Departamento de observação, que atua na conscientização do paciente, relacionou diversos motivos para que o paciente fique sob cuidado especial. Alguns deles estão relacionados abaixo:

  1. Sintomas claros de abstinência;
  2. Paciente debilitado fisicamente;
  3. Paciente em fase de delírio;
  4. Paciente totalmente dependente do setor de Enfermagem;
  5. Paciente em quadro de depressão aguda;
  6. Paciente recém-chegado no hospital;
  7. Nenhuma participação em atividades;
  8. Subgrupo negativo dentro do hospital;
  9. Comportamentos negativos que vão contra uma normalidade;
  10. O descumprimento do Regime de Normas e Regras Internas;
    Entre outros motivos;

Caso a equipe decida que o adiamento da visita é uma medida necessária em determinado momento, para o bem do paciente, ela tem toda a autonomia de informar aos familiares e pedir a compreensão de todos.

EVASÃO DO HOSPITAL

Este é um caso extremo, quando um paciente literalmente foge da clínica. O termo “evasão” é o mais utilizado, porém, quando um paciente deixa o hospital a partir de um método que não é o tradicional nós chamamos de desistência conturbada.

Este tipo de situação é muito raro de ocorrer, no entanto, devemos nos prevenir e informar como é o procedimento adotado.

Primeiro: Quando um paciente deixa as dependências do hospital em um procedimento conturbado, logo em seguida o familiar é comunicado;

Segundo: O familiar deve manter a calma neste momento e aguardar um telefonema do paciente;

Terceiro: O familiar deve concordar com tudo o que o paciente disser no telefone;

Quarto: O familiar pergunta onde ele está, em alguns casos a equipe se desloca para o local;

Quinto: Caso o paciente chegue em casa, devemos ir buscá-lo novamente;

Sexto: O Hospital do Grupo VIDA já passou por esta situação, porém o familiar se manteve calmo e confiante no que poderíamos fazer para ajudar; buscamos novamente o paciente para o tratamento e hoje o mesmo se encontra recuperado. A nossa maior orientação é que em hipótese alguma se desista do tratamento do paciente.

O primeiro telefonema do familiar/responsável para o paciente é depois de, no mínimo, 15 dias. Este prazo pode ser estendido, tendo como fator determinante a aderência individual de cada paciente.

Já os telefonemas do familiar/responsável para o Coordenador da clínica podem ser feitos com frequência nos primeiros 3 dias, onde o mesmo pode mandar algumas fotos do paciente para o familiar, de Terça a Sexta-feira, no número (15) 996.410.783 para o acompanhamento da evolução e da adaptação ao tratamento lembrando que é nos primeiros 3 dias. Após os 3 dias solicitamos aos familiares que liguem apenas UMA vez por semana, na Sexta, das 13h às 17h, no mesmo número que é o (15) 996.410.783 para acompanhar o tratamento e a evolução do paciente.

Solicitamos que o responsável pelo contrato escolha apenas uma única pessoa para ligar no número citado acima, podendo ser ele mesmo.

Vamos imaginar: O pai interna o filho e repassa o número do telefone para mais três irmãs, a mãe e uma prima. Se todos fizerem o mesmo e decidirem ligar para obter informações, este número multiplicado por 36 pacientes, teríamos aproximadamente 216 pessoas ligando das 13h às 17h. Isto certamente iria gerar um desconforto para todos.

Sendo assim, pedimos aos familiares que deixem apenas UMA pessoa responsável para obter informações e repassá-las. Esperamos a compreensão por parte de todos para que nossos profissionais possam oferecer a cada um o melhor atendimento possível.

*Outro Modelo de Tratamento*

É permitido ao familiar efetuar ligações para o paciente somente nos dias que constam na Tabela de Telefone. O tempo máximo do telefonema é de dez (10) minutos por ligação.

Os familiares deverão se organizar para que os telefonemas sejam objetivos. Mais uma vez estamos lembrando que somente é permitido 2 (duas) ligações para o paciente nos casos em que os dois graus de influência estão separados, e, nestes casos, 5 (cinco) minutos para cada telefonema.

O paciente não faz ligações, e sim aguarda as ligações dos familiares.

Depois de pelo menos 30 dias desde a internação, o familiar poderá falar com o paciente seguindo a Tabela de Telefone. Todas as ligações para os familiares serão feitas a cobrar ou pelo whatzapp, por isso solicitamos ao familiar que informe para a nossa Administração qual o número que está disponível para receber ligações a cobrar.

Gostaríamos de informar a todos os familiares/responsáveis que o telefonema só será autorizado nas datas que constam na tabela.

Em dias de feriados como Páscoa, Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Dia das Mães, Corpus Christi, Namorados, São João, Dia dos Pais, Proclamação da Independência, Nossa Senhora Aparecida, Dia das Crianças, Dia do Professor, Finados, data de aniversário do paciente ou de familiares, há um interesse natural do familiar em fazer contato telefônico. Caso o dia do telefonema caia nestas datas, os mesmos serão feitos normalmente. Caso não caia, pedimos o entendimento de todos para que não entrem em contato nestas datas, pois nós também estaremos em confraternização com os pacientes.

Os dias dos telefonemas estão na tabela abaixo:
Importante: Nas Unidades onde é liberado o celular as ligações são livres

TABELA DE TELEFONE

abela com as datas dos telefonemas de familiares para falar com o paciente no Ano de 2021.
Estas datas são de Segunda-Feira :

 Janeiro  04, 10     Julho  05, 19
 Fevereiro  08, 22  Agosto  09, 23
 Março  08, 22  Setembro  06, 20
 Abril  12, 26  Outubro  11, 25
 Maio  10, 24  Novembro  08, 22
 Junho  07, 21  Dezembro  06, 20

Início dos telefonemas 10h
Término dos telefonemas às 16h


O número do telefone para falar com o paciente neste outro modelo de tratamento é (15) 3236.6997 ou (15) 996.410.783. Este número estará disponível somente nas datas da tabela acima, nos dias destacados para o telefonema, conforme tabela acima. Nos demais dias o número não estará disponível para falar com o paciente.

Já para obter notícias do paciente e verificar a evolução do mesmo o número é (15) 996.410.783, disponível na Sexta – Feira das 13.00hs as 17.00hs, no máximo uma vez por semana.

Os telefones abaixo são apenas para urgências ou internação
Em casos de urgências partindo do familiar para o hospital, é possível ligar para entrar em contato nos números abaixo:
Diretoria (015) 998.466.926

Em casos de urgências e emergências partindo do hospital para o familiar, entraremos em contato a partir de um dos números que constarem no Contrato do Responsável.

Pedimos para todos os familiares que respeitem os horários, dias e números estabelecidos pelo hospital, tendo a confiança no trabalho de uma empresa que é referência no tratamento da reabilitação humana.


Importante: Nas Unidades onde é liberado o celular as ligações são livres para os Pacientes, porem para saber sobre o mesmo com a equipe somente na Sextas Feiras das 13:00hs as 17:00hs, por favor não insistir.

Durante o telefonema pedimos para que os familiares motivem seus entes queridos a completar o programa de tratamento. É importante também que os familiares perguntem para o paciente se ele está sendo ou foi maltratado dentro do hospital, como é a alimentação, se está se alimentando bem, se o programa está sendo claro, os apartamentos estão sendo bem limpos, sobre a higiene da clínica no geral, etc.

É proibido aos familiares transmitir notícias ruins por telefone ou fazer comentários negativos que possam abalar o paciente.

Observação:
Reforçamos que as ligações aos pacientes devem ser feitas apenas por um dos familiares, que será responsável por transmitir a mensagem aos demais interessados.

As ligações devem ser feitas com muita organização, respeitando os horários estipulados pelo hospital.
A ligação deve ser para motivar o paciente; não se deve comentar com o paciente o dia que ele receberá visita, pois a mesma pode ser mudada ou cancelada a qualquer momento se houver alteração na dinâmica do tratamento do paciente em questão.

Caso o familiar esteja ciente da alta ou pretende vir até o hospital retirar o paciente por motivos diversos, pedimos a colaboração para não comentar com o paciente antes da data. O familiar deve primeiro solicitar orientação dos profissionais do hospital antes de tomar qualquer medida.

Importante: Nas Unidades onde é liberado o celular as ligações são livres para os Pacientes, porem para saber sobre o mesmo com a equipe somente na Sextas Feiras das 13:00hs as 17:00hs, por favor não insistir.

VISITAS AO PACIENTE

O Hospital do Grupo VIDA não atua com visitas da mesma maneira que outras empresas. Nós proporcionamos ao paciente e ao familiar uma Reunião Individual Terapêutica de 3 horas. Esta reunião é para que o familiar venha ao hospital tratar de assuntos relacionados ao tratamento e a vida do paciente antes, durante e após as drogas. Este é o melhor momento para pais, mães, esposas e familiares deixarem bem claro para o paciente tudo o que desejam dele e já começarem a se planejar para o futuro.

Caso o paciente tenha esposa e a mesma pretenda se divorciar do mesmo, esta reunião propicia o momento para tal. Diante da necessidade de abordar assuntos conturbados, relacionados ao familiar e ao paciente, este é o momento de tratar estas questões. Saiba mais sobre este assunto no telefone (15) 996.410.783, Todas as Sextas, das 13h às 17h.

Ao contrário de outras empresas, o Grupo VIDA não realiza “visitas”, mas sim proporciona uma Reunião Familiar.

Neste texto deixamos bem claro para todos os familiares que a primeira reunião familiar é após 15 dias, dependendo muito da evolução do tratamento do paciente. Ou seja, ela não tem que acontecer necessariamente aos 15 dias e sim após os 30 dias com agendamento. Com este tempo o paciente receberá diversas reuniões familiares em seu tratamento, caso a previsão da alta do paciente seja com 120 dias.

As reuniões familiares ocorrerão nos dias de semana nas Terças, Quartas, Quintas e Sextas-feiras.
Na segunda-feira o hospital está em dia de planejamento semanal. Além disso, em duas segundas-feiras por mês acontece o dia de telefonema nas unidades onde o telefonema não é livre. Sendo assim, todas as reuniões entre profissionais, médicos e psiquiatras, são agendadas para as segundas-feiras.

Já o sábado antecede o dia do lazer e sucede os dias de visita. Dependendo dos acontecimentos durante o encontro, o paciente pode estar abalado após a reunião familiar, ou por não ter o número de atividades suficiente para desfocá-lo dos seus sentimentos de ansiedade pós-reunião familiar.

Aos domingos o hospital não recebe em hipótese alguma nenhum tipo de familiar do paciente ou visitantes para conhecerem o local. Destacamos que o domingo é o único dia da semana voltado exclusivamente para o lazer o tempo inteiro, onde damos total liberdade para os pacientes ficarem à vontade em qualquer repartição do hospital. Assim, qualquer visita neste dia agride a liberdade dos pacientes em tratamento.

A reunião familiar é um processo muito importante e evolutivo do tratamento, sendo uma fase terapêutica de construção de um novo relacionamento com o paciente.

Cada reunião familiar deve ser dosada de amor, carinho e atenção, mas também de muitas verdades e assertividades de ambas as partes, buscando sempre trazer problemas familiares e externos. Desta maneira, vamos juntos promover um ambiente de solução saudável para que o paciente saiba e aprenda a lidar com problemas já em seu tratamento.

Todas as visitas deverão ser agendadas mediante contato prévio por telefone com o coordenador-clínico responsável por cada unidade, sendo vetada toda e qualquer espécie de visita sem agendamento prévio.

É muito importante que o responsável e os familiares cheguem no horário agendado da reunião e respeitem o horário pré-determinado para o fim da mesma.

A reunião familiar tem um tempo de 3 horas independentemente qual seja o Horário de inicio.

O horário inicial para a reunião familiar é às 09h e o encerramento às 12h, de terça a sexta-feira.

Orientamos aos familiares que venham vestidos adequadamente. As mulheres com roupas muito curtas, miniblusas, baby looks e trajes do tipo não terão o acesso permitido, por se tratar de um ambiente de tratamento terapêutico e para evitarmos transtornos com os demais pacientes.

Apenas familiares ou outras pessoas previamente autorizadas, somando 4 (quatro) pessoas, poderão participar da reunião com o paciente. Outras pessoas sem aviso prévio não serão permitidas a entrada no Hospital. Todos os presentes na reunião deixarão seus nomes no prontuário do paciente.

 

PROCEDIMENTO DA REUNIÃO FAMILIAR

A Reunião Familiar é um processo muito importante e evolutivo do tratamento, sendo uma fase terapêutica baseada na construção de um novo relacionamento. Assim, ao visitante não cabe qualquer tentativa de burlar normas e regras, pois isso fará com que o paciente pense: “Se o meu familiar esta burlando as regras, eu também posso burlar e eles não poderão me cobrar nada”. Lembre-se que você é um espelho, um referencial para ele.

Vamos agora reforçar algumas instruções extremamente importantes:

  1. A reunião familiar só terá início no horário agendado pela equipe.
  2. Não fazer pedidos a Direção visando facilitar o tempo e o tratamento do paciente.
  3. Não dar falsas esperanças: é melhor o paciente ouvir um não, ao invés de um talvez.
  4. A esposa do paciente não pode estimular o paciente com gestos ou contatos de maior intensidade, pois isso faz com que ele fique mal após a despedida.
  5. Não entregar nenhuma sacola contendo pertences pessoais ou doces nas mãos do paciente, mas sim nas mãos de um membro da equipe.
  6. Não dar cigarro, isqueiro e fósforo em hipótese alguma para o paciente.
  7. Jamais deixar dinheiro com o paciente.
  8. Os familiares pode fumar no local autorizado, pedimos a colaboração.
  9. Os familiares não podem frequentar as repartições do hospital sem acompanhamento, principalmente as mulheres. 
  10. Pedimos aos familiares que não vão embora sem ter acesso ao quadro de evolução do paciente com um dos membros da equipe, bem como psicólogo, terapeuta, coordenador ou diretor.
  11. O familiar não pode usar celulares, computadores, tablets ou qualquer outro tipo de informativo durante a reunião dentro do hospital junto com o paciente.
  12. Em todas as reuniões é necessária a presença de um membro da equipe.
  13. O familiar não pode deixar guloseimas, doces, refrigerantes ou nada do tipo diretamente com o paciente.
  14. O horário máximo da reunião no período da manhã é até as 12h, esperamos a compreensão.
  15. É fundamental reforçar que está proibida a entrega de cigarros, isqueiro, celular e dinheiro para o paciente durante a visita. Esta atitude pode gerar transtornos irreversíveis para o paciente, o hospital e todos os demais que ali estão.

Observação: Caso o familiar quebre alguma dessas regras, o hospital tem autonomia para dar Alta Administrativa para o paciente e liberá-lo. Nossa instituição tem um nome a zelar e o compromisso do respeito com os demais pacientes e familiares que ali estão. Por isso, preferimos abrir mão do paciente que possui um familiar que descumpre as regras ao invés de colocar todo um método e filosofia em jogo.

Atenciosamente,
Robson Batista de Souza
Diretor-Presidente do Hospital Grupo VIDA

REINSERÇÃO FAMILIAR

Se existe um tema que precisa ser levado muito a sério é o da Reinserção Social e Familiar. Este é um processo considerado dos mais importantes, localizado entre o Tratamento Residencial Intensivo e o Pós-Tratamento que é de 90 dias, o qual deve ser realizado pelo paciente sem nenhum impedimento.

Nas reuniões familiares, tanto o paciente como o familiar serão orientados sobre a importância da Reinserção Social e Familiar e o Pós-Tratamento. Este processo tem a duração de 15 dias, sendo 10 dias na residência e 5 dias no hospital. Lembrando que o familiar pode optar por não fazer a reinserção.

A Reinserção Social somente será cogitada após a conclusão do tratamento de tratamento ou conclusão plena dos resultados nas provas do programa terapêutico.

O paciente terá provas teóricas durante o tratamento residencial, pontuação por falta e presença nas palestras, terá que estar em dia com a disciplina e os seus conceitos. Somente com estes quesitos concretizados será cogitada a possibilidade de iniciar a Reinserção Social Familiar, levando-se em consideração a limitação individual.

A Reinserção Social Familiar Assistida é aquela em que a equipe decide que o paciente não irá para casa durante o processo da Reinserção, mas terá um passeio de um dia na Cidade de Sorocaba com o familiar, após aprovação da equipe. Este passeio é sugerido pela equipe quando as avaliações feitas não são muito positivas, e para a segurança e o bom andamento do tratamento do paciente é sugerido o passeio. Lembramos que esse passeio só pode ser cogitado após aprovação da equipe de tratamento do paciente ou 45, 90 ou 180 dias em alguns casos. O passeio pode ser feito em shopping centers de Sorocaba, parques, zoológico, lojas, etc. Após o passeio, o familiar entrega a Avaliação do Passeio Familiar preenchida.

DURANTE A REINSERÇÃO FAMILIAR

É totalmente comum o familiar se perguntar o que se deve fazer durante esta fase, como deve se comportar, o que é indicado ou não, o que falar, como agir.
A recomendação geral é que o familiar continue mantendo a mesma postura firme que aprendeu nos grupos de apoio e com a equipe do hospital na reuniões, relatar todos os acontecimentos por escrito e levar para o hospital no dia da volta do paciente. Estes relatos devem ser preenchidos no Relatório de Reinserção Familiar.

Durante este processo é positivo:

  1. Não permitir que o paciente saia sozinho em hipótese alguma;
  2. Não permitir que o paciente dirija veículo, devido a estar fazendo uso de medicamentos;
  3. Não dar dinheiro para o paciente nesta fase do tratamento;
  4. Não permitir que o paciente chegue após as 23 horas em sua residência em hipótese alguma;
  5. Não deixar de tomar os medicamentos ministrados pelo médico; para saber mais leia o artigo Medicamentos;
  6. Não deixar em momento algum o paciente conversar sobre a hipótese de não voltar ao tratamento. Leia mais no artigo O Paciente já está bom!
  7. O familiar deve ligar para o Coordenador do Hospital para informar como está se desenvolvendo este processo.
  8. O familiar não pode deixar de trazer o paciente na data combinada.
  9. Não prometer dar presentes e não dar presentes, bem como carro entre outros presentes de valor, pois ainda não é o momento.
  10. O paciente, durante o processo de reinserção familiar, terá que dar continuidade ao treinamento em seu décimo passo.
  11. O paciente deve trazer seus exercícios e tarefas concluídas.

PÓS-TRATAMENTO

O acompanhamento pós-tratamento é considerado um dos passos mais importantes.

Depoimentos e relatórios de pacientes e familiares mencionaram que, após o término do tratamento de recuperação, a instituição contratada (seja clínica, comunidade, etc) simplesmente entregou as malas do paciente sem manter qualquer tipo de contato com o mesmo. Infelizmente existem várias clínicas e comunidades do seguimento atuando desta maneira, por isso estamos alertando e conscientizando todos os nossos clientes e familiares.

Temos também em nossos registros familiares que, após a retirada do paciente, não deram sequência no pós-tratamento e nos medicamentos, acumulando problemas para um futuro muito próximo.

O pós-tratamento é a continuação do tratamento e a primeira etapa da recuperação, com períodos variados que são determinados diante da modalidade de tratamento. Contam com atendimentos psicológicos, trabalhos terapêuticos sociais externos, acompanhamento diário do paciente através de um cronograma de espelho, acompanhamento via telefone, orientação familiar via Online, diárias na clínica para depoimentos e participações em grupo, mais a participação em palestras e convenções do Grupo VIDA. Estes podem ser também feitos online, pessoalmente na clínica ou pessoalmente no ambulatório clínico.

• O pós-tratamento também pode ser feito à distância?

Sim, mas esta modalidade é sugerida apenas para pacientes e familiares que realmente não disponibilizam de meios que viabilizem suas vindas ao hospital ou ambulatório.

Hoje, temos vários pacientes no processo de pós-tratamento e, graças à colaboração e dedicação dos mesmos e de seus familiares, estamos obtendo ótimos resultados com os mais altos índices de recuperação.

O QUE ESTÁ INCLUSO

O que não está incluso nas Parcelas do Tratamento?

Pedimos a sua colaboração para que possamos juntos ajudar o seu ente querido. Infelizmente não é possível incluir no valor da mensalidade todos os itens necessários para o dia a dia dos pacientes, devido a uma série de custos que devemos arcar.

Os Gastos Extras, caso não tenham as devidas e pertinentes justificativas por parte da instituição, podem virar motivo de muitos desentendimentos entre empresas e clientes. Temos uma política completamente transparente com todos aqueles que nos procuram, por isso é nosso dever esclarecermos toda e qualquer situação. Já houve oportunidades em que um cliente entrou em contato com a Central do Grupo VIDA Sorocaba e expôs a seguinte situação:

É preciso ter em mente que os cálculos são com base no que o familiar quer (e pode) proporcionar de serviço extra para o paciente durante o tratamento residencial.

Explicamos com todos os detalhes, antes de o tratamento ter início, que o responsável pelo pagamento pode vir a ter alguns gastos adicionais. O motivo é simples: se o hospital incluísse essas despesas em todas as parcelas, elas seguramente teriam um valor muito alto.

TABELA DE GASTOS EXTRAS

Material do Dia a Dia  Neste material do dia a dia estão inclusos objetos de higiene pessoal, sabonete, pasta de dente, chinelo e outros artigos necessários.
Valor estimado: A Verificar
Medicamentos  Os medicamentos, por apresentarem variação de valor devido a necessidade de cada paciente, são de responsabilidade do familiar o pagamento.
Valor estimado: A Verificar
Lavanderia  A lavanderia é 2 (duas) vezes por semana, somando um total de 8 (oito) vezes no mês. Não é positivo e não permitimos que o paciente lave roupas no hospital.
Valor Fixo: de R$ 120.00 reais
Cigarro  Para os pacientes que fumam, somente é liberado 1 maço ao dia. Ao valor do cigarro cabe ser repassado para o Familiar ou o mesmo nos enviar
Valor: A Verificar
Corte de Cabelo  A cada 15 dias o hospital disponibiliza um profissional para cortar o cabelo dos pacientes.
Valor Fixo: de R$ 10.00 reais
Lanchonete  Na lanchonete pode ser liberado um valor fixo para o consumo do paciente, de 5 a 10 reais diariamente, ficando a critério do familiar.
Valor estimado: de R$ 150.00 reais a 300.00 reais
Festividade  Uma vez por mês o Grupo VIDA realiza um evento para os pacientes, como a Noite da Pizza, o Dia da Carne, a Tarde do Lanche Grande, além de eventos musicais e outras festividades.
Valor Fixo: de R$ 20.00 reais
Vivencia Emocional  Esta vivencia ocorre a cada 15 dias com o Objetivo de Proporcionar ao Paciente uma profunda reflexão emocional bem como uma profunda desintoxicação em todos os sentidos.
Valor Fixo: de R$ 25.00 reais
Treinamento Direcionado Familiar  Disponibilizamos uma Especialista que estará focada em Treinar todos os nossos familiares para que possam entender melhor sobre a doença e acompanhar tecnicamente de perto todo o processo de tratamento do Paciente.
Valor Fixo: de R$ 60.00 reais
Saídas e Complementar  Estas saídas são para ir a dentistas, cartórios e residências, em Sorocaba, entre outras. Todas elas têm um custo, este valor quem faz é o familiar, lembrando que podemos calcular para Rodoviária e Aeroportos.
Valor estimado: A Verificar
Compras a pedido da família  Em muitos casos o familiar nos pede para fazer compras para o paciente, como por exemplo roupas, calçados e outros artigos. Estamos à disposição, o familiar precisa apenas efetuar antes o deposito.
 Exames de Sangue  Pois é um exame importante para a proteção do paciente e do familiar.
Valor: 150,00 Reais
 Programa Terapêutico  Este valor deve ser pago à vista junto com o valor do Exame
Valor: 100,00 Reais

ROL DE PERTENCES

Não enviar para o Hospital perfume de nenhuma espécie e recipiente, carteira, relógio, corrente, anéis, bonés, brincos, argolas, óculos escuro caso estes pertences seja enviados para o Hospital os mesmo serão devolvidos para os familiares imediatamente via SEDEX e o custo será repassado para o Familiar.

Enviar Somente oque esta abaixo.

Pertences de Entrada

01 Bíblia
01 documento Original e cópia dos demais
01 Caderno Grande capa dura
01 Caderno pequeno capa dura
02 Canetas, um lápis e uma borracha
Cartão do convenio médico.

Roupas para o dia a dia

02 Calças jeans
03 Calças Moletom
05 Camiseta Regatas
04 Bermudas
02 Blusas de frio
01 Jaqueta
08 Camisetas
02 Camiseta manga longa

Calçados Sugeridos

01 Par de chinelos
01 Par de Tênis para esporte
01 Par para outras atividades

Roupas íntimas e acessórias

10 Cuecas
08 Pares de meias
01 Par de luvas (inverno)

Higiene pessoal, cama, banho e acessórios

02 toalhas de banho + 02 toalhas de rosto.
02 Shampoo, 02 condicionador, 03 sabonetes, 01 porta sabonete, 01 Repelente
01 fio dental, 01 escova de dente, 01 pasta de dentes
Presto Barba
Desodorante Roll-on (sem álcool), 01 Protetor solar (sem óleo)
02 edredom ou cobertor e 01 travesseiro
As fronhas e lençol são cedidos pelo Hospital

LOGÍSTICA PARA VISITANTES

O Grupo VIDA Hospital Terapêutico está disponibilizando atualmente uma logística para nossos familiares.

Temos um veículo disponível para o transporte de familiares que estão de ônibus, para dias de visita, porem o familiar tem a opção de um transporte particular.

Pedimos aos familiares que optarem por vir de avião, que venham pela empresa Azul para facilitar à logística, pois a viação Azul disponibiliza um ônibus até o Shopping Iguatemi Sorocaba.

Lembramos que esta logística tem um custo.

Porem a grande maioria dos familiares optam por alugar um Veiculo já próximo ao aeroporto e vir até o Hospital.

Abaixo, nós disponibilizamos contatos de hotéis, rodoviária, empresa de aluguel de veículos, empresa de táxi e empresa de coletivo municipal.

Aluguel de Veiculo

Localiza Aluguel de veículos
0800 979 2000
www.localiza.com
Cobertura em todo o território nacional

Hotéis

Hotel Ipanema Sorocaba
Telefone: (15) 3332.8222
Site: www.hotelipanemasorocaba.com.br
Endereço: Rua da Penha, 936
Centro – Sorocaba/SP

Hotel Cardum Sorocaba
Telefone: (15) 3219.4900
Site: www.hotelcardum.com.br
Endereço: Rua Coronel Benedito Pires, 61
Centro – Sorocaba/SP

Hotel InterPlaza
Telefone: (15) 3219.4900
Site: www.interplazahotel.com.br
Endereço: Rua Coronel Pires, 81
Centro – Sorocaba/SP

Sorocaba Park Hotel
Telefone: (15) 2101-2800
Site: http://sorocabaparkhotel.com.br/
Endereço: Av. Prof. Joaquim Silva, 205 - Alto da Boa Vista, Sorocaba - SP, 18085-000

Empresa de TÁXI

SoroTAXI
Telefone: (15) 3219.1000, (15) 9.9605.4433
(15) 9704.1313, (15) 9.9788.8487
Site: www.sorotaxi.com.br

Rodoviária de Sorocaba

Telefone: (15) 3232.8513
Site: www.rodoviariadesorocaba.net

LOCALIZAÇÃO DO GRUPO VIDA

O endereço para correspondência é este abaixo:

Hospital GRUPO VIDA
Rua Artur Caldini, 525
Jardim Saira
Sorocaba- SP
CEP: 18085 – 050

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VAMOS JUNTOS SALVAR VIDAS

Os familiares que chegaram até o Grupo VIDA estão hoje tendo acesso ao que existe de melhor em tratamento da dependência química e alcoolismo para seu ente querido. E isto se deu sem dúvida alguma através de mensagens levadas por outras pessoas, sejam elas por meio de mídias e redes sociais, material impresso, indicações diretas, indiretas e outros, pois existem diversos meios que nós utilizamos para salvar vidas. É um senso comum que salvar vidas não é uma tarefa simples, exige muito amor, dedicação e principalmente colaboração de todos.

Pedimos a todos os familiares que nos ajudem a salvar vidas, levando a mensagem da nossa Missão. Esta mensagem deve ser levada e compartilhada aonde quer que existam pessoas necessitando de ajuda.

O Grupo VIDA disponibiliza cartazes, cartilhas, folders, banners, etc. Estes documentos impressos podem ser solicitados nas recepções, ou pelo e-mail [email protected]

Existem diversos lugares para onde a mensagem pode ser levada, como por exemplo: grupos de apoio, escolas, faculdades, comunidades, associações, Grupos Anônimos, lugares públicos, comércios particulares, entre diversos outros. Leve com você impressos dentro do seu veículo, para que quando for preciso deixar a mensagem, ela esteja ali ao alcance da mão.

Vamos juntos levar a mensagem que está contribuindo para que famílias em todo o Brasil encontrem a solução para os portadores da dependência química e alcoolismo.

CONTATOS GRUPO VIDA

Nós, do Grupo Vida, maior Grupo Terapêutico particular do Brasil, em observância aos conceitos de relacionamento com a família, concomitante aos seus valores e princípios, sempre balizados com retidão de comportamento, transparência e lisura, informamos, através deste comunicado, normas e procedimentos para algumas ações que objetivam a harmonização dos processos internos, maior fluidez do ponto de vista informativo e organizacional e, não obstante, otimização na atenção de suas necessidades relacionadas ao paciente, no curso do seu tratamento.

Solicitamos encarecidamente que sejam respeitados os horários de atendimentos destes meios de contato criados pelo Grupo Vida, de modo a estreitar o nosso relacionamento.

(015) 996 395 999 - (015) 997 345 445– Internações

(015) 998 466 926 - Diretoria Clinica

(015) 998 466 926 – Administrativo

(015) 997 222 208 – Plantão Clinica

(015) 997 672 102 – Pós Tratamento/Tratamento Familiar

Atendimento 24 horas

Vou Entrar no WhatsApp e Saber Mais!

GRUPO ViDA - Reabilitação HumanaCentral Nacional

Atendimento24 horas

Mapa Grupo ViDA

Localização de Nossa Clínica de Reabilitação

Rua Artur Caldini, 525 - Jardim Saira
Sorocaba SP - CEP 18085-050

O Grupo VIDA possui sua clínica de recuperação matriz em Sorocaba - SP, abrangendo toda a Região Metropolitana de Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Osasco, São Paulo e Guarulhos. Estando apenas a 80km da capital paulista, entre as rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares, Bandeirantes e Rodovia do Açúcar, contando com os aeroportos de Viracopos (Campinas), Congonhas (São Paulo) e Aeroporto Internacional (Guarulhos), sendo assm de fácil acesso.

O Grupo ViDA também se tornou o maior Grupo Terapêutico Particular do Brasil, com clínicas de recuperação credenciadas em todo o Estado de São Paulo para atender os nossos familiares e pacientes por meio de Regiões, hoje o Estado de São Paulo é dividido em 16 Regiões Administrativas.

01. São Paulo - SP, 02. Santos - SP, 03.São José dos Campos - SP, 04. Registro - SP, 05. Itapeva - SP, 06. Sorocaba - SP, 07. Campinas - SP, 08. Marília - SP, 09. Bauru - SP, 10. Araraquara - SP, 11. Ribeirão Preto - SP, 12. Franca - SP, 13. Barretos - SP, 14. São José do Rio Preto - SP, 15. Araçatuba - SP, 16. Presidente Prudente - SP.

Clínica de Recuperação - Grupo | ViDA SorocabaCentral de Internações Tel: (15) 996.395.999

Credibilidade Grupo Vida
Empresa 100% Documentada
Credibilidade Grupo Vida

Atendimento 24Hs (15) 996.395.999